Pular para o conteúdo principal

Boicote de artistas ao novo Museu Guggenheim em Abu Dhabi

Novo Museu Guggenheim em construção em Abu Dhabi. Projeto de Frank O. Gehry.

         Cerca de 130 artistas estão participando de um boicote ao novo Museu Guggenheim, cuja construção começou recentemente em Abu Dhabi, Emirados Árabes.
         Eles ameaçam segurar suas obras, negociadas para tornar-se parte do acervo do museu, caso as condições de vida dos trabalhadores na obra não sejam melhoradas significantemente.
         Ao que parece, os trabalhadores vivem condições precárias de trabalho, segurança, alimentação e abrigo. A maioria desses operários é de origem estrangeira, e se prejudicam muito com as leis trabalhistas do país árabe, que os força a trabalhar em condições sub-humanas e os impede de conseguir voltar para casa.
         A fundação Solomon R. Guggenheim se manifestou a respeito, demonstrando preocupação com o caso, e prometendo acompanhamento total das condições de trabalho junto aos Direitos Humanos.
No momento os artistas seguem em boicote.

         Vimos aqui.

         Sinceramente? A mídia trata o assunto como se fosse novidade trabalhadores com condições sub-humanas de trabalho. Todos os esforços para mudar o panorama, de pessoas como Sérgio Ferro, Rodrigo Lefèvre e Flávio Império, são completamente "esquecidas" pelos arquitetos e urbanistas contemporâneos, sendo sequer divulgadas no exterior.
         Ao menos Frank O. Gehry poderia se pronunciar a respeito.

Comentários