Pular para o conteúdo principal

Serpentine Gallery 2011 [Peter Zumthor]

         No dia 4 de Abril, foi revelado o design do novo pavilhão temporário da Serpentine Gallery. O projeto desse ano de 2011, ficou a cargo do escritório suíço de Peter Zumthor.


         Conhecido por pensar a Arquitetura não apenas como uma experiência visual, mas física, sensitiva, auditiva, olfativa e espiritual, Zumthor pensou no pavilhão desse ano como um refúgio.
         O espaço será, ao que parece, um volume opaco, com galerias e corredores diversos que levarão os cidadãos de Londres a o que o arquiteto chama de “um jardim dentro de um jardim”. Neste espaço enclausurado, que será construído utilizando madeira revestida com uma massa negra misturada a areia, o visitante encontrará, por meio do promenade, um pátio secreto, onde o pé direito infinito iluminará um jardim projetado pelo arquiteto paisagista holandês
Piet Oudolf.


         A idéia é que o espaço do pavilhão torne-se um filtro, um caminho que começa no Hyde Park e que culmina num espaço de reflexão, de novos sons e odores. No espaço do jardim secreto, o cidadão se livra da rotina da cidade de Londres. Sem poder ser vista por aqueles que chegam ao pátio interno, apenas o som da metrópole britânica poderá ser ouvido.
         A abordagem de Peter Zumthor não é novidade para aqueles que estão familiarizados com alguns de seus projetos. Basta uma olhada no Pavilhão da Suíça da Expo2000 em Hannover, ou nas Termas de Vals para entender do que estamos falando.
         Os pavilhões temporários da Serpentine Gallery são construídos todos os anos no Hyde Park de Londres, Inglaterra. A cada ano, um novo arquiteto é chamado para projetar os espaços temporários que se fazem presentes durante o verão britânico.
Pavilhões e arquitetos dos anos anteriores.

         Para mais informações sobre a Serpentine Gallery, e os pavilhões de cada ano, clique aqui.

         Mais informações e imagens:

Comentários

  1. Pure bullshit...
    Mas contiuem o trabalho

    ResponderExcluir
  2. "Conhecido por pensar a Arquitetura não apenas como uma experiência visual, mas física, sensitiva, auditiva, olfativa e espiritual", meu deus esse cara descobriu a estrada para o paraíso. Ele engloba tudo numa única coisa, H's god?

    ResponderExcluir
  3. Sr. Anônimo, talvez tenhamos exagerado mesmo ao incluir todas essas palavras. É fato que o Zumthor pensa nessas questões ao projetar, mas nem de longe queríamos com esse post mistificar o "arquiteto hermitão que se dedica a um projeto por vez" que a mídia insiste em divulgar. Talvez você se interesse por esse post neste blog: http://famousarchitect.blogspot.com/2009/05/60-play-peter-pritzker-peddling-hermit.html Agradecemos pelo comentário =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário