Pular para o conteúdo principal

O futuro da Bienal de Arquitetura de SP


         Terminada a NonaBia, a 9ª edição da Bienal de Arquitetura de São Paulo, chega a hora de refletir sobre o futuro do evento.
         A primeira vez fora do Pavilhão da Bienal passou longe de ser o que todos ansiavam que fosse, tanto para pior quanto para melhor. A Oca, e demais tímidas experiências de "fragmentação" do evento pela cidade (como nas estações de metro), mostraram ter lá sua relevância, mesmo que sua presença tenha sido pouco sentida, resultando num evento quase que o tempo todo desérto.


         O blog transbordarquitetura postou um texto interessante sobre o assunto, inspirando nosso post e a discussão sobre o tema.
         Vale a pena registrar aqui nosso desapontamento com a NonaBia. O blog comoVER, e mais alguns blogs que tratam de Arquitetura, choveram e-mails para a Bienal, pedindo permissão e ajuda para cobrir e divulgar o evento, numa tentativa de ter contato um pouco mais próximo com essa que seria uma das experiências mais interessantes de interface entre Arquitetura, Arte e Cidade, desde o evento de Nelson Brissac.
         A resposta foi um desanimador nada.

         A seguir, trecho do e-mail enviado por nós à NonaBia:

         "Gostaríamos de divulgar a Bienal de Arquitetura desse ano em nosso blog através de postagens, abrindo um canal de exposição e discussão de opiniões e debates sobre a singularidade do evento, que marca a primeira vez que uma bienal de arquitetura estará espalhada na cidade de São Paulo.
         Gostaríamos de ressaltar a importância de eventos do tipo (como o Arte Cidade de Nelson Brissac) como meio de disseminação de conhecimento e debate, colocando o cidadão leigo e os profissionais dentro de discussões contemporâneas urbanas, como a relação entre Arte e Arquitetura.
         Nosso blog, comoVER, tem como um dos objetivos expor justamente leituras de projeto e fazer o canal da comunicação entre a Arte a Arquitetura e o Urbanismo."

         Para ler o post do transbordarquitetura, clique aqui.
         Para ler o link que consta no post de nosso amigo Conrado Vivacqua, falando sobre a carta-protesto de escritórios de Arquitetura contra a NonaBia, clique aqui.

Comentários

  1. Opa! Que gostoso ver que nosso diálogo continua firme e forte! Vocês chegaram a publicar aqui no ComoVer o e-mail que mandaram para a NonaBia? Fiquei cuiroso e sempre acho bacana o ato de divulgar cartas públicas, ainda mais quando a resposta também é de interesse público como nesse caso. Publicaram? Vou procurar!

    ResponderExcluir
  2. Conrado, é sempre ótimo manter um diálogo. Editamos a postagem colocando trecho do e-mail enviado à NonaBia.
    Abraço.
    Fernando e Larissa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário