Pular para o conteúdo principal

Anúncio da Serpentine Gallery 2012


         Foi anunciado ontem que quem projetará o próximo pavilhão temporário da Serpentine Gallery nesse ano de 2012 serão os arquitetos suíços Herzog & De Meuron e o artista chinês Ai Weiwei.
         Segue abaixo tradução de trecho da press release oficial, com descrição do projeto ainda sem imagens.
___________________

Revelado: Herzog & de Meuron e Ai Weiwei vão projetar Pavilhão da Serpentine Gallery 2012

         A Serpentine Gallery está orgulhosa em anunciar que Herzog & de Meuron e Ai Weiwei vão projetar o pavilhão de 2012 da Serpentine Gallery. Este será a décima-segunda encomenda da série anual da Galeria (N.T.: a 12ª, considerando que o pavilhão de 2004 do MVRDV não foi construído, e que o primeiro pavilhão de 2007, de Zaha Hadid, foi um quebra-galho pra ganhar tempo), o primeiro e mais ambicioso programa do gênero. A equipe responsável pelo projeto do célebre Estádio nacional de Pequim, que foi construído em 2008 para os Jogos Olímpicos e ganhou o prêmio RIBA (N.T.: Royal Institute of British Architects, o IAB dos britânicos), vão se reunir novamente em Londres para o desenvolvimento do aclamado pavilhão anual temporário da Serpentine que fará parte do Festival 2012 de Londres, que culminará nas Olimpíadas. O Pavilhão será o primeiro trabalho colaborativo de Herzog & de Meuron e Ai Weiwei no Reino Unido.

         O Pavilhão desse ano levará os visitantes para detrás das cortinas da Serpentine para explorar a história oculta dos Pavilhões anteriores. Onze pilares caracterizando cada Pavilhão anterior e um décimo-segundo pilar irão sustentar uma cobertura flutuante a 1,5m acima do solo. Seguindo uma postura arqueológica, os arquitetos optaram por criar um design que inspire os visitantes a visualizar a superfície do parque e os fantasmas das estruturas anteriores.

         Julia Peyton-Jones, Diretora, e Hans Ulrich Obrist, Co-Diretor, da Serpentine Gallery, disseram: “É uma grande honra trabalhar com Herzog & de Meuron e Ai Weiwei. Estamos encantados que nossa proposta anual irá trazer essa singular colaboração arquitetônica à Europa para marcar a continuidade entre os Jogos em Pequim de 2008 e 2012 em Londres.”

         Descrevendo o conceito de sua proposta, Herzog & de Meuron e Ai Weiwei disseram: “Todo ano desde 2000, um arquiteto diferente foi responsável pela criação do Pavilhão de verão da Serpentine Gallery no Kensington Gardens. O resultado são onze Pavilhões até o momento, nossa contribuição será o décimo-segundo. Tantos Pavilhões de tantas formas e materiais diferentes foram concebidos e construídos que nós tentamos intrinsícamente dar um passo para evitar a problemática de criar um objeto, uma forma concreta.

         Nosso caminho por uma solução alternativa envolve escavar o solo do parque 1,5m até alcançarmos o lençol freático. Lá cavamos uma espécie de poço para coletar a água da chuva de Londres que cai na área do Pavilhão. Dessa forma, incorporamos um aspecto ocasionalmente invisível da realidade do parque - a água subterrânea - a nosso Pavilhão. Enquanto escavamos o solo encontramos uma diversidade de realidades construtivas como fiação de telefones e antigas fundações.

         Como um grupo de arqueologistas, nós identificamos esses fragmentos físicos como restos dos onze Pavilhões construídos entre 2000 e 2011. Suas formas variam: circulares, longas e estreitas, pequenas e também grandes, vazios construídos para serem preenchidos. Esses restos são a testemunha da existência dos Pavilhões anteriores e sua grande ou pequena intervenção no ambiente natural do Hyde Park.

         Todas essas fundações serão agora reveladas e reconstruídas. As antigas fundações formam uma mistura de linhas embaraçadas, como um padrão de costura. Uma paisagem distinta emerge das fundações reconstruídas, diferente de qualquer coisa que pudéssemos ter inventado; sua forma é na verdade um feliz acidente. A realidade tridimensional dessa paisagem é incrível e é também o perfeito local para se sentar, ficar de pé, deitar ou apenas observar e se maravilhar. Em outras palavras, o ambiente ideal para continuar a se fazer o que os visitantes anteriores dos Pavilhões da Serpentine Gallery tem feito - e uma descoberta para os muitos visitantes novos esperados para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. 

         Nas fundações de cada Pavilhão, levantamos uma nova estrutura (apoios, alvenarias) como elemento estrutural para a cobertura de nosso Pavilhão - onze apoios, somando nosso próprio pilar que podemos locar onde bem entendermos, como um curinga. A cobertura se parece com a de uma área arqueológica. Ela flutua no ar 1,5m sobre a grama do parque, de maneira que todos os visitantes possam ver a água dentro, sua superfície refletindo o infinitamente volátil, atmosférico céu de Londres. Para eventos especiais, a água pode ser drenada para fora da cobertura como em uma banheira, para onde escoa de volta ao poço, o ponto mais profundo da paisagem do Pavilhão. A cobertura seca pode então ser utilizada como uma pista de dança ou simplesmente como uma plataforma suspensa sobre o parque.”

________________________

         Vamos aguardar pela divulgação de imagens e mais informações do projeto.

         Vimos aqui.
         Para mais informações sobre o Pavilhão da Serpentine Gallery do ano passado, clique aqui.
         Se quiser ler sobre a história da Serpentine Gallery, e seus diversos Pavilhões, clique aqui.

Comentários