Pular para o conteúdo principal

Restaurante Mestizo [Smiljan Radic]


         Esse restaurante em Santiago, Chile, originalmente projetado para um concurso, possuía elementos de imaginário como artefatos para sua construção. A cobertura seria uma grande bóia redonda de plástico, apoiada com blocos de granito. O cliente adorou a idéia, mas a prefeitura da cidade nunca aprovou a proposta original.


         No lugar do grande anel de plástico, o escritório Smiljan Radic Clarke optou por escuras vigas de concreto que formam uma cobertura apoiada nos blocos de granito, tirados de uma pedreira não muito longe.


         O restaurante, construído em 2007, faz parte do Parque Las Américas, projeto do arquiteto Teodoro Fernández. Próximo à Avenida Bicentenário e um bonito lago, o restaurante impressiona por sua cobertura pesada que parece flutuar, apoiada em pedras que se confundem com a própria natureza do local.




         O granito, madeira, vidro e as grandes vigas escuras, somadas à impossibilidade de visualização do céu (já que o vidro do zênite é coberto por um tecido), geram um clima e iluminação peculiares. Os blocos (que chegam a pesar 10 toneladas), por sua escala, tem uma presença que se faz sentir, lembrando a todos que se sentam para uma refeição, da presença da natureza construída e modificada.






         A simples substituição dos pilares tradicionais de concreto por blocos toscos de granito, faz sentir o testemunho da natureza modificada. Assim seria a madeira se o quiséssemos. E seria ironia a camada de tinta preta na cobertura? O pano branco que cobre o vidro antes translúcido?

         Tudo são partículas afinal. Juntas, moldadas ou separadas. A mesma quantidade que sempre existiu, desde o começo.

         Já dizia Carl Sagan: "Nós somos feitos de poeira de estrelas".













Vimos aqui.

Comentários

  1. Caiu certinho numa pesquisa de TFG que eu estou orientando! Grato pela força, muito sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário