Pular para o conteúdo principal

Serpentine Gallery 2012 [Herzog & de Meuron e Ai Weiwei]


         Ontem foi revelado o design da Serpentine Gallery desse ano, a ocupar o espaço do Hyde Park de Londres durante o verão. O projeto, previamente descrito em fevereiro ( para ler, clique aqui), tem como objetivo revelar as estruturas de fundação dos 12 pavilhões dos anos anteriores.



         O projeto de 2012 ficou a cargo do escritório de arquitetura suíço Herzog & de Meuron e do artista plástico chinês Ai Weiwei.
         Vale lembrar que uma regra da Serpentine Gallery foi parcialmente quebrada: apenas arquitetos que nunca projetaram no Reino Unido poderiam ser chamados para fazer a galeria. Herzog & de Meuron não cabem nessa regra, já que são responsáveis por projetos como o Tate Modern, dentre outros.
         A justificativa foi que os suíços estão em parceria com Ai Weiwei, e os três juntos nunca projetaram algo em solo britânico.



         Com cara de sítio arqueológico, o pavimento inferior ficou com um aspecto cavernoso. Vamos aguardar a construção do pavilhão, para entender melhor o conceito e materialidade, bem como se a proposta conseguirá recuperar os pedações dos pavilhões anteriores (representados com cores diversas na imagem abaixo).


Vimos a notícia e imagens no ArchDaily Brasil, aqui.
Para ver um infográfico bacana da Serpentine Gallery, clique aqui.

Para mais informações sobre o pavilhão temporário do Hyde Park no comoVER, acesse as seguintes postagens:

Comentários