Pular para o conteúdo principal

Serpentine Gallery 2012 [Herzog & de Meuron e Ai Weiwei] - REDUX


         Hoje, no primeiro dia de Junho, foi oficialmente inaugurado o pavilhão temporário da Serpentine Gallery desse ano. Projeto fruto da parceria entre o escritório de arquitetura suíço de Herzog & De Meuron e do artista plástico chinês Ai Weiwei, o pavilhão surpreende e decepciona.


         Semi-enterrado, o espaço cavernoso, com bancos em formato de rolhas de vinho, é coberto por uma laje plana circular que dá lugar a um grande espelho d´água. Sustentando a cobertura, está a grande decepção do projeto em relação ao que antes havia sido divulgado: cada pilar seria parte da fundação dos pavilhões anteriores da Serpentine Gallery (13 ao todo, 12 se pensarmos que o de 2004, projetado pelo MVRDV, não foi executado).


         A decepção vem ao constatarmos que a tentativa de recuperar as antigas fundações, falhou. Ao cavar o solo do Hyde Park de Londres, e não encontrarem as fundações necessárias, o grupo decidiu por seguir com o conceito, mas de maneira simbólica.
         Os pilares de cortiça, a mesma materialidade usada no restante do pavilhão, porém, são a grande surpresa, e surpreendem pelo bonito contraste entre interior e exterior.


         O site Dezeen publicou um tour pelo pavilhão com Jacques Herzog. O vídeo pode ser visto abaixo.


E você? O que achou do pavilhão desse ano?


         Vimos a notícia e as imagens no ArchDaily Brasil, aqui.
         As fotos são de Daniel Portilla.
         Mais informações sobre o pavilhão, assim como outras fotografias, podem ser vistas no Dezeen, clicando aqui.
         Para ler mais sobre o pavilhão desse ano, e sobre os demais, clique aqui.

Comentários