Pular para o conteúdo principal

ArqVoyeurismo e Modernismo


         No pavilhão do Brasil, da 13ª Bienal de Arquitetura de Veneza, duas diferentes gerações de arquitetura conversam. A instalação "Riposatevi" de Lucio Costa, exposta pela primeira vez em 1964 na Trienal de Milão, ganha nova encarnação, juntamente com a instalação/filme "Peep", dirigido por Lea van Steen e Marcio Kogan. O pavilhão tem curadoria do arquiteto Lauro Cavalcanti (professor e autor de, entre outros livros, "Ainda Moderno?", um de nossos livros de cabeceira).


         "Riposatevi" é um espaço lúdico projetado por Lucio Costa, formado por paisagismo e estruturas de cabos, com redes em que o visitante pode deitar e descansar. A instalação teve grande destaque naquele ano da década de 1960. Sua reconstrução, a cargo do arquiteto Marcelo Suzuki (ex-Brasil Arquitetura), é uma homenagem ao modernismo brasileiro e um de seus maiores arquitetos.


         Já o pequeno filme "Peep", exibido através de olhos-mágicos, acompanha um dia da vida de uma família na Casa V4, projeto do StudioMK27. O filme é divertidíssimo, na mesma veia de Koolhaas Houselife, apenas um pouco mais safadinho. Cenas como a do Personal Trainer chegando enquanto o marido vai trabalhar, do filho entediado e depois assistindo o filme "Mon Ancle" (de Jacques Tati, esse não poderia faltar não é mesmo senhor Kogan?), e do casal fazendo sexo enquanto a esposa mostra-se mais preocupada com as unhas são impagáveis.

Assista "Peep" abaixo:



Para mais informações sobre o filme e a Casa V4:

Para mais informações sobre "Riposatevi" de Lucio Costa:

Comentários