Pular para o conteúdo principal

Habitar o jardim


Em meio a todas as modas de sustentabilidade que observamos hoje, toda a imagética que a mídia distorce, vemos um fenômeno impressionante acontecendo: os jovens arquitetos, e principalmente estudantes, acham que estão inventando conceitos utilizados na arquitetura moderna a décadas! Brises, ventilação natural, laje jardim... Atenção jovens companheiros: atentem para o projeto a seguir, residência construída em 1979.

____________________________________________

Residência Célio Vieira (1979)
[Pitanga do Amparo]


O arquiteto Pitanga do Amparo não foi o primeiro a explorar o conceito de arquitetura como topografia. Uma casa que não pode ser compreendida como um todo de perto, encaixada na terreno (ou criando níveis), com laje inclinada, já foi explorada por arquitetos como Eduardo de Almeida (na Casa Sigrist) e Antonio Carlos Barossi (na Residência Dona Lina). Dito isso, a Residência Célio Vieira não tem seu mérito por ineditismo, mas por desenvolver com sucesso a idéia que propõe, criando espaços interessantes e um grande jardim, que embora não possa ser utilizado pela cidade, contribui visualmente.


A laje inclinada que sobe em relação à parte frontal do terreno, ao mesmo tempo que cria uma "colina" vegetal, define alturas variadas que, rebatidas internamente, criam uma espacialidade de simples composição e complexo entendimento.



Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Comentários